MMA... O esporte do UFC. Deus aprova, desaprova ou não tá nem aí?

Tenho pensado muito sobre um assunto nos últimos dias. A paixão despertada pelas lutas de MMA e o campeonato que virou febre no Brasil, o UFC. Confesso que minha dificuldade está exatamente no ponto de não desejar expressar opinião pessoal, pois, sei que posso errar. Venho buscando algo além, um posicionamento bíblico, algo que nos aponte se tais eventos de luta são bons ou maus. Se campeonatos como o UFC são recomendados ou não para pessoas que querem viver uma vida seguindo padrões e princípios Cristãos.

A verdade é que, a pratica desse esporte tem conquistado milhões de apaixonados, e isso, em grande parte pela fome natural de sangue que o homem possui dentro de sí! O desejo de dominar, vencer, expor o adversário à humilhação da derrota através do massacre, da submissão, da opressão, da agressão e da força. O MMA é um esporte onde 2 pessoas entram vivas com um único propósito, vencer o adversário independente do que isso venha a custar. O menor preço pago pelo perdedor dentro do octógono é a total desfiguração física. Entram 2 vivos e em perfeito estado de saúde, e se tudo correr bem os 2 voltam vivos de lá. Até onde pode ir a fome de sangue produzida pelo MMA? Se não existissem proibições legais a respeito de matar alguém, poderia o MMA ser finalizado com a morte do oponente? E mais, no caso de uma morte dentro do octógono, a morte de um dos lutadores seria vista como crime ou como uma prática comum de um esporte que expõe seus praticantes ao risco de morte produzido por golpes e agressões legalizadas? Quando vejo o MMA me lembro de uma cena de luta que assisti num dos filmes de um personagem chamado Mad Max. A cena se passava no futuro, em uma sociedade envolvida pelo caos e totalmente sem leis. As lutas aconteciam em uma gaiola onde lutadores lutavam até a morte diante de muitos expectadores que assistiam extasiados pelo sangue, pela mutilação e pela morte do derrotado. O MMA também me traz a mente um outro evento, todavia histórico, o Coliseu de Roma. Um lugar que abrigou enormes massacres entre gladiadores e também de gente humilde, simples e injustiçadas. Milhares de Cristãos morreram ali diante de uma prática alimentada pela fome de sangue de expectadores famintos por mortes. Confesso que diante de um cristianismo pacífico, amoroso e que prega dar a outra face diante de uma agressão, tento entender a permissividade diante de tal esporte.

Será que a violência desmedida vista no UFC é justificável? Será que nossa fome de sangue revela lá no fundo quem realmente somos? Será que o prazer de ver um homem humilhando e dominando o outro através da força nos aguça os instintos de dominação? Será que se vivêssemos em um tempo sem leis, assistiríamos as lutas torcendo para a finalização de alguém pela morte?

Lí várias matérias sobre o assunto e separei alguns pensamentos de pessoas sobre esse esporte que incentiva os lutadores a massacrarem seu oponente:
"Para o jornalista Milton Neves que expressou recentemente em seu blog, o MMA do UFC é uma briga de “galos humanos”. “Spartacus jamais participaria do MMA e nem o lúcido Nero autorizaria esse tipo de carnificina no Coliseu de Roma!!!”
“Que esporte é esse? Será que uma pessoa caída, sem poder de reação, que sequer consegue se defender, precisa ser socada na cabeça com tanta força?” escreveu Pastor Ciro Sanches Zibordi em seu blog. Segundo Zibordi, o Cristão deveria priorizar a santificação do “homem interior” e valorizar e cuidar do corpo. O pastor resssalta que a violência não deve ser ignorada.
O pastor Geremias do Couto, da Assembleia de Deus, considera o esporte inadequado para o cristão. “Respeito quem participa e assiste (a tentação é grande!), mas a violência que o caracteriza conflita com os princípios de vida do Cristianismo”.
Quando duas pessoas se digladiam violentamente em um ringue elas estão refletindo a imagem de quem? Eventos como UFC (Ultimate Fighting Championship) que reúnem praticantes do MMA (Mixed Martial Arts) exaltam o amor ao próximo?

E pra terminar, transcreverei um artigo de J.Washington para reflexão:

Socos, chutes, pontapés, caneladas, golpes diversos e sangue diante de um público que parece ter prazer ao ver o sofrimento alheio. Juízes e comissários pontuam os golpes, tudo é feito por dinheiro e “espectáculo”. Os gladiadores modernos se preparam para derrubarem os oponentes. Deus deseja reerguer a humanidade. Quando Deus criou o homem. Ele o criou a Sua imagem e semelhança: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26). Como a Bíblia descreve Deus? Ele é santo (Levítico 11:44); perfeito (2 Samuel 22:31); justo (Salmos 7:11); misericordioso (Salmos 116:5); compassivo, piedoso, longânimo, abundante em amor (Salmos 103:8-17; 1 João 4:8). Essas são algumas características de Deus. Na criação, Deus imprimiu essas mesmas qualidades no homem. Porém, o pecado desfigurou o ser humano e este se tornou corrupto, violento e carnal. A violência humana é movida pela maldade e egoísmo. Com as transmissões de lutas, em rede aberta de televisão, a imagem da violência está ficando comum. A visão é responsável por 80% daquilo que chega ao nosso cérebro. Devemos selecionar bem o que vemos. O que temos visto forma, qualifica e promove os valores esportivos, civilizatórios e espirituais?

A Bíblia declara que Deus odeia a violência: “O SENHOR põe à prova ao justo e ao ímpio; mas, ao que ama a violência, a sua alma o abomina” (Salmo 11:5). Há vários outros textos que mostram que Deus se desagrada com a violência: “A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência” (Gênesis 6:11). Foi devido à maldade, corrupção e violência humanas que Deus trouxe o dilúvio destruidor (ver Gênesis 6). Um dos capítulos mais terríveis da história é o que gladiadores romanos enfrentavam-se em seus circos de horrores, onde os filhos de Deus atingiam estágios inferiores e animalescos. Em Nova York, desde 1997, não são permitidas competições e outras ações do MMA. Essas lutas também foram proibidas na França. A Associação Médica do Canadá, em 2010, concluiu que a prática de esportes violentos como o MMA provoca traumas e lesões que podem acompanhar o lutador pelo resto da vida. Entidades canadenses “lutam” para que o esporte seja banido do país. A batalha espiritual também é séria, pois envolve o que há de mais precioso na Terra, os filhos de Deus. “Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão” (Efésios 6:12). As Escrituras descrevem as obras da “carne”: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” (Gálatas 5:19-21). Os desejos da “carne” têm como raiz a essência da natureza pecaminosa – o egoísmo. Como resultado, o homem tem sede de “dominar”, orgulha-se da força bruta e da violência. Esses esportes de violência não refletem o caráter de Deus. Não é o Deus de amor que está por detrás incitando o homem à violência. Deus deseja reerguer o homem de sua decaída condição e ajudá-lo a desenvolver e a praticar a elevada norma de conduta cristã – o amor, a paz, alegria, bondade. A Bíblia também descreve as características do caráter daquele que é transformado por Deus: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei” (Gálatas 5:22, 23). O ser humano é transformado por aquilo que ele contempla. Por isso, a Bíblia ensina a pensarmos em coisas edificantes, de precioso valor moral. Paulo diz: “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” (Colossenses 3:2). “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8). A prática desses esportes e a contemplação são nocivas ao desenvolvimento do caráter e não condizem com fé cristã. Está correto cuidar do corpo, pois ele é a casa do Espírito Santo. “Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus”. (1 Coríntios 6:19) Quando um lutador planeja e acerta um golpe em seu adversário, ele leva em consideração que a pessoa que está sendo ferida vale o sangue de Cristo, que é a imagem e semelhança de Deus? Que prazer há nisso? Definitivamente, bater, machucar e humilhar uma pessoa não agrada o Criador. “Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal, é essa a pessoa que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará”. (Isaías 33:15-16)



E você. Tem opinião?

8 comentários:

  1. Guiomar Lopes de Medeiros Não podemos considerar isso justo, então... quando lemos Gálatas: 6.19, vemos o que as obras da carne manifesta. ... emulações, iras, peleja, homicídios, ... Que diferença do fruto do Espírito!
    Tais coisas com certeza não estão no coração de quem serve aDeus

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos! Sou pastor, missionario, ex atleta e quero parabenizá-lo! Que Deus prossiga em abencoa-lo.
    Porem, nao indo contra a nada do que está escrito, apenas se voce me permite uma pequena contribuicao: Eu creio que o Esporte é a ferramenta mais eficaz de aproximar a igreja da comunidade local em que ela está inserida. Uma ferramenta poderosa para cumprir o maior dos mandamentos. O esporte chega em lugares que uma Bíblia não chegaria.
    Conheço missionários que utilizam do basquete para evangelismo no Uzbequistao. Conheço atletas que uitlizam do Ruggy para falar de Jesus na França. Conheço atletas dessa modalidade MMA que glorificam a Deus a cada instante, seja dentro ou fora de um ringue (octogono), afinal, precisamos glorificar a Deus em todos os momentos das nossas vidas. Por isso digo com total certeza que se for preciso usar do MMA para levar pessoas a Cristo, assim o farei, sem titubiar.
    Deus te abençoe mais e mais!
    Abs Pr Decio Gomes
    http://facebook.com./gomesdecio

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto! Deus abençoe! Para completar o que o Pastor Décio disse acima, postei um vídeo em meu blog com o testemunho do lutador Vitor Belfort. http://aspalavraeatitudes.blogspot.no/p/dicas-de-videos.html
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,...

    Bom, sempre fui contra esse tipo e luta, por sua excessiva violência. Porém, numa visita ao meu pai (fã entusiasta), vi na tv junto a ele uma coisa que mudou minha visão (pelo menos parcialmente falando.

    Duas lutas passaram na tv naquele momento, uma feminina e outra masculina...
    Ambas correram normalmente, mas ao final, uma coisa inusitada aconteceu, os dois atletas testemunharam sua fé no Senhor Jesus Cristo,...
    Até aí, creio que muitos podem dizer:

    "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus..."
    Mateus 7:21

    Porém, o que me chamou a atenção foi oque eu senti.
    As vezes quando prego, ou mesmo numa conversa, ouço a seguinte pergunta:
    "-E quando é que sabemos que é Deus falando?"

    Minha resposta é a mesma sempre
    -É simples, nós sabemos...
    Quando Deus fala nós sabemos que é Ele falando, temos Seu Espírito dentro de nós.

    E eu (muito mais do que ver ou ouvir) senti Deus na vida, e nas palavras daqueles dois atletas,...
    Não entendemos nem 10% do que Deus faz nem como, ou por que Ele faz, Pedro quando disse a Deus que nunca tinha comido coisa comum ou imunda, Deus o repreendeu dizendo:
    "Não chames tu impuro ao que Deus purificou..."
    Atos 11:9

    Ainda não entendo como Deus pode estar ali, naquelas vidas, no meio dessa luta, mas já aprendi que não preciso entender para crer que algo é ou não de Deus!!!

    A Paz!!!

    ResponderExcluir
  5. Sou contra este tipo de esporte, da mesma forma que a lei proibe rinha de galos, cachorros e etc... MMA e UFC é rinha de humanos.

    ResponderExcluir
  6. sou totalmente contra tambem...respeito a opiniao do fabiano pereira mas discordo dele no sentido de que temos q usar o mma para evangelismo e tal...Deus e totalmente contra a violencia e embora eles chamam isso de esporte, nao creio q Deus apoie tais prarticas...falar de Jesus e muito bom, mas nao significa q Deus esta apoiando tal comportamento...se for assim vms usar as casas de prostituição tambem como evangelismo..e dizer vai la irma se prostitui, ganha sei dinheiro mais nao deixa de falar de Jesus...nao apoio...paz do Senhor...

    ResponderExcluir
  7. Um absurdo, Satanás e seu plano de destruir o homem, a quem odeia e tem ciumes, esse é seu ministério, morte, roubo e destruição. Nosso corpo deve ser cuidado e oferecido como templo do Espírito Santo. Ainda que isto venha travestido de esporte é a maior idiotice.

    ResponderExcluir
  8. Um absurdo, Satanás continua com seu ministério de morte, roubo e destruição. Ele odeia e tem ciumes do homem. Ainda que venha travestido de esporte, pra mim isso é um ato de ignorância. Fico imaginando Satanás assistindo isso é rolando de rir do ser humano

    ResponderExcluir

Este site é melhor visualizado no navegador Google Chrome

LEIA MAIS

LEIA MAIS