Estratégias de Satanás - Perdendo o controle dos desejos


A visão estratégica de Satanás.

Ezequiel afirma que Satanás era um anjo de Luz de grande autoridade e poder, mas segundo as escrituras ele desejou a glória de Deus para sí mesmo, e assim, rebelou-se contra seu Criador e por isso, foi condenado eternamente a viver separado de Deus e teve então seu destino definido como aprisionamento eterno, o que ocorrerá quando Satanás for lançado no inferno e o inferno for lançado no lago de fogo que arderá em chamas por toda a eternidade.

Na verdade, Satanás está condenado sem possibilidade de perdão, e isso em razão de que sua queda teve origem em sí mesmo, ou seja, em Satanás não houve influência externa que o levasse a pecar. Satanás se rebelou contra Deus buscando dentro de sí a inversão da verdade, do bem, da virtude. Satanás não foi tentado, mas, ele mesmo se rebelou contra a vontade de seu criador e Senhor. Assim, Satanás foi expulso da presença de Deus e passou a habitar os "arredores" da terra.

Ao ser expulso dos lugares celestiais e ao ser destituído de sua posição de honra como um anjo do Senhor, Satanás teve clara ciência de que seus planos haviam fracassado. Deus sequer permitiu a ele a chance de batalhar pela Glória que Satanás tanto desejava . Sim, após se rebelar, Satanás foi automaticamente condenado e sentenciado por Deus a uma condenação eterna e sem precedentes. Deus exerceu todo seu poder e autoridade diante dos anjos rebelados, de maneira que a eles não restou sequer a mínima dúvida em relação ao fracasso de seus intentos.   

Inconformado com a condenação e consciente de que não haverá reversão de sua sentença, Satanás mudou o alvo de seus ataques, e assim, mirou toda sua revolta e fúria para a Criação de Deus, ou seja, já que não poderia atingir Deus pessoalmente, Satanás inicia seu projeto destrutivo contra o homem, desejando com isso impedir com que a Criatura estivesse na presença de Deus e em comunhão com Ele. 

Assim, Satanás passa a produzir situações na tentativa de levar o homem a desobedecer as ordens divinas. Diante disso, Eva e Adão são levados a caírem em desobediência, através da influência maligna de Satanás.

A partir desse momento, o pecado entra na raça humana e Satanás inicia seu novo projeto, qual seja, levar o homem a ser condenado juntamente com ele a uma separação total e eterna de Deus, proporcionada pela iniquidade, ou seja, o pecado.  

Acontece que, quando o homem pecou, pecou pela influência externa, ou seja, por causa da tentação, e por isso manteve aberta a possibilidade do perdão, e, essa diferença entre os erros do ser humano e os erro dos anjos caídos, é o que mais leva Satanás a “agir” contra o ser humano. Suas ações buscam dia após dia, impedir o homem do conhecimento de Jesus Cristo e de adentrar o momento sobrenatural do arrependimento e da confissão, pois tais atos sempre proporcionam o perdão divino, e assim, abrem ao homem a possibilidade de garantir sua “presença” nos lugares onde Satanás antes habitava, quais sejam, os lugares Celestiais onde iremos morar com Deus.

Finalizando essa primeira parte, Satanás então, desde o momento de sua “expulsão” do Céu teve inequívoca ciência de que foi derrotado, e assim, consciente de sua impotência contra Deus, mudou seu foco para a luta contra a criação, buscando com tudo isso atingir seu Criador, impedindo que a criatura viesse a lhe dar Glórias. Ou seja, Satanás tenta impedir a Glória de Deus, afastando o homem, criatura de Deus, de seu Criador.

O plano de Satanás então, passou a ser interferir nos planos de Deus, pois, contra Deus o mesmo percebeu que não teria condições de enfrentar.

Acontece que, toda toda essa explicação acima barra num grande e crucial entendimento, a compreensão de que os planos de Deus nunca poderão ser frustrados, ou seja, Satanás mais uma vez se apercebeu derrotado. Assim, Satanás dentro do plano de Deus tenta apenas matar, roubar e destruir, todavia, foi e sempre será frustrado.

É bem verdade que, junto com Satanás, muitos serão condenados, e é exatamente nesse momento que a Igreja entra interferindo, pois, tem em suas mãos a verdade que liberta o homem, que restaura e traz o perdão. Jesus Cristo, o Senhor, o Cabeça e a Verdade da Igreja promove vitória definitiva contra o Diabo, a medida que este alcança o coração humano.

Esse assunto renderia páginas e páginas de comentários mas, não é esse o objetivo desse artigo. O que quero aqui é tentar expor quais compreensões podem nos auxiliar como Igreja a conhecer e enfrentar as ciladas diabólicas preparadas diariamente contra nós.  

Bem, entrando propriamente na ação de Satanás, é interessante, mas, como ele não possui poderes para conhecer o futuro, tudo que ele faz está no campo das especulações através do estudo e do acompanhamento da história. Uma das características humanas mais estudadas por ele está no campo do desejo, ou seja, toda a artimanha de destruição do ser humano é embasada em criar armadilhas que envolvam seus desejos. O desejo humano em sentir, possuir e ser.

Assim, inconformado com o amor de Deus pelo homem, e principalmente pelo fato de que o ser humano é imagem e semelhança de Deus e um dia poderá estar para sempre na presença do Altíssimo, é que Satanás executa suas ações no campo do desejo humano, tendo essa revelação sido completada no episódio da tentação de Jesus: 

**TENTAÇÃO DA CARNE - Desejo de sentir...

**TENTAÇÃO DOS OLHOS - Desejo em possuir /ter

 **TENTAÇÃO DO ORGULHO - Desejo em ser

Para que este assunto seja mais fácil de ser entendido, vou tratá-lo com alguns exemplos:

O trabalho em sí é bom, todavia, quando o trabalho é motivado pelo desejo de sentir algo, possuir algo ou ser algo, o ser humano está exatamente na situação de maior exposição aos ataques de Satanás. Esse é exatamente o ponto que pode levar aos sentimentos mais destrutivos, o lugar onde os valores, os princípios, a razão e até mesmo a inteligência podem ser postos de lado para se buscar a realização da satisfação do desejo. O desejo de sentir, de possuir/ter, ou de ser algo, alguém.  

O dinheiro em sí é bom, mas o desejo de sentir, possui/ter ou ser também podem expor o homem a praticar atos ilegais, imorais e pecaminosos, tudo na ânsia da realização desses mesmos desejos.

Quando Satanás consegue expor o homem a desejos incontroláveis, indomináveis de sentir, possuir ou ter, alcançou seu grande intento, o momento que proporciona a queda.  

Por essa razão, precisamos policiar nossos desejos, de maneira a não sermos controlados por eles. Sentir, possuir/ter e ser... Desejos a serem diariamente controlados, medidos, sondados... É preciso colocar os desejos nas mãos de Deus para sentir o que Deus quer que eu sinta, possuir o que Deus tem para que eu possua e ser aquele ou aquilo que Deus quer que eu seja.

Deus já determinou as coisas certas para se sentir, possuir/ter e ser, mas, isso é algo que só se conhece através das escrituras, lugar onde toda a vontade de Deus para o homem foi revelada.

Conhecendo o homem como conhece (através da visualização da história humana), Satanás executa dia após dia sua estratégia de exposição do ser humano a situações que gerem desejos. Sentir algo, possuir/ter algo ou ser algo é a mola propulsora que pode levar o homem a adentrar o campo do “vale tudo” para se conseguir e alcançar os objetivos "desejados".

A pornografia, o luxo exagerado e esbanjador, o acesso ao dinheiro fácil, o imediatismo, a impunidade, a corrupção, as imagens de sensação de liberdade e prazer proporcionada pelas coisas, o prazer proporcionado por algumas substâncias (drogas), a aparência extremada de realização que o dinheiro proporciona, a propaganda exacerbada de que tudo tem o seu preço, inclusive a “injustiça”, tudo busca levar o homem a desejar sentir, ter ou ser... Mesmo que isso “custe” a quebra de valores, ao detrimento da moral e dos bons costumes. O desejo humano desmedido e inconsequente de sentir, possuir ou ser é que leva o homem ao campo frutífero da mentira... Do esconder-se da verdade através da criação do falso, do irreal.

Um grande detalhe aqui é perceber que, o Diabo não é capaz de nos vencer por suas forças. Tudo que ele faz está centralizado em despertar dentro do ser humano seus desejos e descontrolá-los.

Fazer com que o homem perca o controle dos desejos íntimos de sentir, possuir ou ser é o maior alvo do Diabo. Assim, vigiar sobre os desejos e não se expor sobre aquilo que os provoca é a maior forma de vencer e enfrentar as ações do Diabo.

Feliz é o homem que consegue dominar seus desejos e aplicá-los para o bem.

"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." 1 João 2:16

Essse texto não pretende esgotar o assunto, nem fechá-lo. São apenas reflexões e meditações que foram unidas num mesmo artigo. O mesmo será constantemente revisado e continuado após comentários. O mesmo busca a reflexão dos leitores do Blog.

2 comentários:

Este site é melhor visualizado no navegador Google Chrome

LEIA MAIS

LEIA MAIS