Arrependimento X Pecado


A pessoa que diz que se arrependeu mas continua sendo tentada, verdadeiramente se arrependeu? É possível que alguém arrependido acabe caindo novamente?

Muita gente confunde arrependimento verdadeiro com ‘transformação de forma humana’ para ‘ forma de super herói’. Sim, muitas vezes temos afirmado que alguém arrependido nunca mais terá vontade de pecar, e se, caso ainda tiver vontade, ele não se arrependeu. Hoje li a seguinte frase no facebook, apesar de que eu já a conhecia:

“Acorde arrependida, mas não durma com vontade.”

Tal pensamento não encontra respaldo em lugar nenhum da Bíblia. Uma pessoa arrependida é alguém profundamente convencido de que o ato que praticou é mal, que é contrário ao que Deus deseja e lhe propõe para uma vida buscando a santidade. O arrependimento provém de uma mudança de mente que gera uma mudança de atitude, pois, a pessoa crê através do conhecimento da lei de Deus e de um profundo sentimento que arde no coração (Espírito Santo atuando) de que aquilo que ela fez foi errado, e que aquilo a afasta da vontade de Deus. O arrependimento, leva então a pessoa a brigar com sua carne em favor de sua nova vontade espiritual. Sim, através do Espírito Santo, o homem arrependido passa a travar uma batalha, às vezes pequena, às vezes enorme contra seu desejo de pecar.

Ninguém arrependido vira super herói. Ninguém arrependido pode “dormir descansado” achando que nunca mais será tentado a pecar. O arrependido necessita permanecer em estado de alerta constante, pois, certamente poderá ser tentado muitas outras vezes. 

Isso nos leva a outra compreensão... É possível alguém arrependido acabar caindo no mesmo erro? Claro que a resposta é sim. Isso significará que a pessoa vigiou pouco, mas, não invalidará o ato do arrependimento. Vamos tratar de exemplos comuns: mentiras, críticas destrutivas, maledicência, fofoca, palavrões, murmurações. É bem certo de que pessoas que passam muitos anos praticando essas coisas em seu dia-a-dia, mesmo que se arrependam, deverão manter vigilância constante para não “pecar novamente”, pois o habito, o vício, o costume sempre lhe abrirá a brecha para cair.

Já ouvi e vi muitos usuários de drogas que se arrependem na igreja, vão à frente, choram, decidem largar a droga, mas, um dia caem novamente. Muitas pessoas nessas horas, enganadas sobre o que é o arrependimento chegam a afirmar que tais pessoas nem haviam se arrependido, pois, acabaram pecando novamente. Esse pensamento, não provêm do trono da graça, pois qualquer pessoa realmente convertida e que tenha experimentado verdadeiro arrependimento, caso deixe de exercer rígida vigilância com relação ao pecado, poderá cair a qualquer momento.

O próprio apóstolo Paulo, após ter sua mente renovada através do Espírito Santo ainda continuou, dia após dia lutando contra o pecado:

"Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim. No íntimo do meu ser tenho prazer na Lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado." 7:18-25.  

Por isso que, através do conhecimento de Deus e daquilo que Ele nos mostra em sua palavra somos constantemente alertados a ‘Enfrentar o diabo, pois ele fugirá de vós’ (Tiago 4:7), afinal, aquele que habita e nós, tem todo o poder e o domínio sobre todas as coisas, mas com relação ao pecado aprendemos a ‘fugir do pecado pois nossa carne é fraca’ (Marcos 14:38).

Assim, arrependimento realmente significa: mudar de idéia/convicção, e tornando esse conceito mais abrangente, podemos resumir arrependimento da seguinte maneira:

O arrependimento é o sentimento que provoca uma mudança de comportamento através da mudança interior do homem com relação a suas convicções, incluindo idéias, pensamentos, julgamentos e condutas. Arrependimento não se resume a tristeza por ter pecado, mas implica em mudança do ponto de vista, mudança de predisposição e propósito... Ou seja, o arrependimento causa “mudança de mente” que opera mudança na vida.

Tentação não é impedida pelo arrependimento. As duas coisas andam em caminhos opostos. O verdadeiro arrependido poderá ser tentado todos os dias, e o que determinará se ele permanecerá firme, será o exercício diário de permanecer vigiando... Assim, esse deve ser sempre o referencial para o verdadeiro arrependido: “Aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! (1 Coríntios 10:12)

Para aquela frase que li “Acorde arrependida, mas não durma com vontade.”, respondi: Mas, se dormir com vontade, creia, você é normal. Ser tentado não é pecado, pecado é cair na tentação. Ninguém precisa ser super herói, ou seja, você pode ter fraquezas, mas, precisa aprender a não cair por causa delas.

Lembre-se: Você vencerá suas tentações a medida que orar e vigiar mais!

Referências importantes:
*Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. Marcos 14:38
*Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Tiago 4:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este site é melhor visualizado no navegador Google Chrome

LEIA MAIS

LEIA MAIS