Me mandaram parar de escrever no Facebook



Bíblia... A mistura perfeita entre o conhecer e o vivenciar.

Há alguns dias atrás, visando incentivar usuários Cristãos do Facebook a fazer uso dessa rede social de forma saudável e sobretudo manifestando amor e abolindo toda forma maledicência, desonras, críticas ofensivas e priorizando atos construtivos e que espelhassem Jesus Cristo, sugeri que eles "convertessem seu Facebook". Tinha certeza naquele momento que, muita gente e até mesmo muitos Cristãos desprezariam o meu posicionamento. Foi batata! Naquele mesmo dia li em alguns outros perfis, comentários ridicularizando aquele meu incentivo, dizendo que, as pessoas deveriam gastar mais tempo lendo a Bíblia do que se preocupando com esse tipo de ações...

Bom, O Cristianismo é um relacionamento com Deus, e não um conjunto de normas, práticas e atos que devemos cumprir. Quando Jesus andou sobre a terra, existia somente o livro sagrado dos Israelitas (Toráh). Quando a igreja começou em Jerusalém, Pedro não tinha a bíblia em suas mãos, nem Paulo, nem Thiago, nem João. Ninguém possuía ou conhecia nada daquilo que estava se inaugurando sobre a terra (a Igreja de Jesus). Tudo era novo, a igreja pisava sobre o desconhecido a cada novo passo dado. A Lei de Moisés e a história dos profetas era sim conhecida, mas a partir daquele momento algo novo estava nascendo, e até então, nada sobre a igreja existia. Mas, mesmo assim, a igreja crescia como nunca.

As vezes me pergunto... Como aqueles Cristão vivenciavam uma fé tão autêntica, uma forma tão pura e reta de viver as palavras de Jesus, se as cartas de Paulo, os evangelhos de Marcos, Mateus, Lucas e João e todos os demais livros do Novo Testamento ainda não estavam compilados num único exemplar disponível para a Igreja? Como aquelas comunidades viviam um amor tão genuíno e uma forma tão intensa de ser igreja sem a Bíblia que hoje nós temos?... Sem a Bíblia... Como era possível?

Naquela época, exemplares das cartas dos apóstolos que estavam sendo escritas e as cópias da Toráh, quando existiam, e é certo que elas existiam, eram guardados nos templos e lidos durante os ajuntamento solenes, o que limitava em muito o acesso ao conhecimento que hoje podemos obter ao comprarmos exemplares completos da Bíblia por menos de R$ 15,00 em qualquer livraria e podermos levar para casa para ler há qualquer momento que desejarmos. Porque então aquela igreja era tão poderosa e tão rigorosamente dentro dos padrões divinos propostos por Jesus?

Por mais que esse assunto pareça um tanto perturbador, nos levando a lê-lo de forma cautelosa, como se nos induzisse a uma desvalorização barata das escrituras... Esse não é o ponto pretendido aqui. Não. A grande questão, não é a retirada do valor da Bíblia e o que ela hoje significa, mas, o grande mistério a se compreender é como Deus foi capaz de operar a formação da igreja sem a Bíblia que hoje temos a nossa disposição?

A resposta a essa pergunta está em Jerusalém, no momento que a Igreja primitiva experimentou a descida do Espírito Santo. A partir desse episódio fundamental na história da igreja, todos aqueles que se juntavam a ela possuíam plenas condições para viver uma vida Cristã por completo e em sua mais impactante e perfeita forma. Sim, com a descida do Espírito Santo na vida daqueles Cristãos, Deus produzia em seus corações o grande segredo daquela igreja que nascia, qual seja, o equilíbrio entre a fé, o conhecimento e as obras!

Para deixar mais claro o que acontecia naquele momento, o Espírito Santo que havia sido derramado sobre a vida daqueles homens e mulheres, realizava ali algo tremendo, ESCREVENDO, GRAVANDO A VONTADE DE DEUS NO CORAÇÃO DO HOMEM. Depois disso, nunca mais a lei pode ter valor sozinha, ou seja, sem a ação sobrenatural do Espírito Santo, que, criava de forma prática um caminho livre de acesso ao Criador.

Por isso eu sempre digo e vou continuar a dizer, Deus não chamou ninguém pra ficar SÓ SENTADO LENDO A BÍBLIA, apesar de que NÓS DEVEMOS CONHECÊ-LA SIM, mas Deus, depois de Jesus Cristo, chamou o homem para o servir se tornando um discípulo de Jesus, e assim, IR E FAZER DISCÍPULOS, ou seja, fazer uma mistura entre o conhecimento de Deus e as ações que esse conhecimento precisa produzir.

Hoje, devemos ler a Bíblia para conhecer a direção de como viver para Deus, nos afastando daquilo que Ele denomina como pecado e descobrindo sua eterna vontade totalmente revelada em Sua palavra. Hoje, conhecer a Bíblia é ouvir o próprio Deus falar aos nossos corações, afinal, a Bíblia sempre se revelou como sendo a própria palavra de Deus. Agora, se a própria Palavra de Deus nos diz que o maior mandamento Revelado entre céu e terra é: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes" (Marcos 12:30-31), como podemos ficar parados e acomodados sabendo que o próximo está morrendo e indo pro inferno enquanto não fazemos nada de concreto para resgatá-lo? Que amor é esse que a Bíblia tem produzido em nossos corações que não nos leva a equilibrar o conhecimento com as ações concretas de amor manifestado ao próximo?

Depois do derramamento do Espírito, mesmo que todas as Bíblias fossem queimadas, mesmo que todas elas fosse confiscadas e proibidas (como ainda acontece em alguns lugares da terra), nada poderia impedir o conhecimento de Deus através da igreja que hoje vivencia o amor de Deus revelando Jesus Cristo ao mundo através do poder do Espírito Santo. Hoje, nossas próprias vidas precisam se tornar a "revelação" de Jesus Cristo ao mundo.
"Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração."  Coríntios 3:3
Hoje, cheios do poder do Espírito Santo, as vezes temos que sair da frente da Bíblia e ir testemunhar aquilo que lemos e vivemos, como ela manda! Quando escrevi sobre converter o FACEBOOK, não estava mandando ninguém parar de ler a Bíblia, mas, estava desafiando aos Cristãos a se tornarem discípulos em 100% de suas atividades... Usando cada momento para ler a Bíblia e depois sair e a colocar em prática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este site é melhor visualizado no navegador Google Chrome

LEIA MAIS

LEIA MAIS