Pensar e falar

"Eu sou transparente. Eu falo tudo que penso!"

Um dos grandes benefícios de pensar, é que as pessoas não podem ler nossos pensamentos. Somos dotados da possibilidade de reflexão, ou seja, podemos pensar algo e não falar... Podemos imaginar e não expressar aquilo que imaginamos. Pessoas que falam tudo que pensam não entenderam ainda os benefícios da inteligencia humana.
Quantas vezes ouvi essa frase "Eu falo tudo que penso" de pessoas que a utilizam como se isso fosse uma qualidade, e na verdade não é. Ninguém deve falar tudo o que pensa. Somos dotados da capacidade de pensar para que, através do pensamento escolhamos tanto a melhor forma de dizer algo como o momento correto para dizer o que já foi cuidadosamente pensado. Quando pensamos a forma correta de dizer algo a alguém, quando utilizamos a sabedoria para escolher palavras amáveis, construtivas, que exortem com amor e respeito, estamos utilizando o pensamento para tornar a comunicação um instrumento de benção.
Quando se fala o que se pensa de maneira automática, corremos o risco de ferir, magoar, destruir, e usamos a língua para trazer para fora aquilo que Deus nos permitiria guardar apenas em nosso interior. Pensar foi o mecanismo que Deus nos deu para filtrar aquilo que, expressado em palavras, poderia destruir nossos relacionamentos. Se todos os nossos pensamentos tivessem que ser vistos e ouvidos pelos outros, teríamos uma tela ou um alto-falante em nossa cabeça transmitindo ao vivo aquilo que passa apenas em nossa mente... Quem fala tudo que pensa, não pensa em tudo que fala, e assim, perde uma das maiores características humanas que nos diferenciam dos outros animais: A possibilidade da "reflexão".
Pense antes de falar, e assim, use sua boca de maneira abençoadora!

Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele. Provérbios 29:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este site é melhor visualizado no navegador Google Chrome

LEIA MAIS

LEIA MAIS