Eu mostro ou não minhas fraquezas?

Sempre ouvi de muitas pessoas que um líder não poderia expor suas fraquezas. Ouvi isso a vida inteira. Ouvi que o homem, mas principalmente o pastor não deveria se expor demais, se mostrar fraco e falho demais, pois, poderia perder a sua autoridade... Confesso pra vocês que eu nunca concordei muito com esse conselho, todavia, sempre o mantive em meu pensamento, afinal ele podia estar certo e ser realmente bom. Diante disso, mesmo não acreditando nele, sempre tive muitas dúvidas... Se, expor minhas fraquezas era ou não uma coisa boa. E assim, durante algum tempo, fui vivendo escondendo coisas aqui, escondendo coisas ali e principalmente me fazendo de forte quando na verdade eu era sempre fraco. Eu não conseguia me conformar com a situação... Não era isso que o Cristianismo ensinava... Deus nunca se preocupou em esconder as fraquezas de nenhum de seus servos na bíblia... Está lá, a família de Abraão e sua estranha mania de mentir... Moisés, sua teimosia e seus complexos de inferioridade... Sansão e sua queda... Davi e seus crimes... Elias e suas inseguranças... Pedro e a negação de Jesus... Paulo e sua luta contra o pecado... E todos os outros com seus defeitos escancarados, expostos... Eu observava que, mesmo diante de tantos defeitos, Deus ainda sim se mantinha fiel a Sua escolha. Deus os havia escolhido para uma missão e não abriu mão deles. Os homens eram sempre o lado fraco, e Deus o lado forte. Uma parceria onde um o homem podia errar, mas, o arrependimento os restaurava imediatamente. Meditei muito sobre isso, sobre o papel da fraqueza humana exposta, sobre o assumir a identidade de fraqueza e falha. Percebi que esse sempre foi o maior detalhe do relacionamento de Deus com os homens, e que essa característica humana, apenas evidenciava ainda mais o amor de Deus pela humanidade... Diante de todos esses questionamentos, pude tirar algumas lições e as principais delas são que EU PRECISO SER APENAS UMA PESSOA. Eu não posso ser alguém interiormente e outra pessoa, totalmente oposta em meu exterior. Não dá pra viver 2 vidas. Acreditar que as fraquezas possam ser escondidas dá ao homem a liberdade de ser uma pessoa em seu quarto, em sua casa, na escuridão, nos negócios, e ao mesmo tempo ser outro totalmente oposto na frente das pessoas. Ou seja, na vida privada eu sou absolutamente outra pessoa! Quando eu me permito esconder quem eu sou, não vivo a necessidade de me corrigir, afinal, ninguém vê meus defeitos, ninguém sabe o quanto eu necessito de reformas e transformações... Por outro lado, quando eu sou 1 pessoa apenas, sem máscaras, eu me obrigo a sempre corrigir aquilo que eu não desejo expor. É como se eu tivesse um compromisso comigo mesmo de viver 1 vida somente... Sem fingimentos... Sem máscaras, sem lugares ocultos ou práticas escondidas... Aprendi com essas reflexões que, ser uma pessoa apenas me ajuda a ser tratável, afinal, não quero ser um monstro diante do mundo... Parece loucura, mas, tem gente que realmente vive uma vida em secreto totalmente diferente da vida que expõe aos outros... Só Deus e a própria pessoa conhecem a maldade existente em seu coração... Deus sabe o que a pessoa faz em suas noites, sabe das atividades que realiza, Deus as vê em seus quartos, em suas casas, em seus computadores, Deus vê suas contas bancárias e sabe dos negócios desonestos que realizam... Deus vê todos os erros, todos os pecados, toda a dureza de coração... Mas, o mundo não vê, pois, a pessoa construiu 2 personagens, um para apresentar ao mundo, a sociedade e à igreja e outro para manter bem escondido e longe dos olhos dos outros... Tal atitude é extremamente danosa, pois proporciona o não tratamento dos problemas, dos pecados, afinal, se ninguém sabe e ninguém vê, posso permanecer como estou sem ser questionado e cobrado, e ainda sim posso conquistar respeito em razão da imagem que vendo aos outros! Deus não deseja duas pessoas em você e eu já entendi isso. Hoje não me preocupo em esconder mais minhas fraquezas, ao contrário... Vivo bem consciente delas, tanto em secreto quanto diante das pessoas. Hoje me cobro o tempo inteiro para viver uma vida apenas, e assim, busco a todo instante corrigir erros, tratar de pecados e buscar o meu perdão diante de minhas lutas contra o pecado que habita em mim. Hoje sou um único homem, fraco, falho, pecador, mas perdoado! Aprendi como maior lição disso tudo que, quando eu não me permito esconder meu defeitos, eu busco corrigi-los, afinal, quero estar diante dos homens de cabeça erguida... E aprendi ainda algo mais precioso... Que quando eu penso assim, mesmo que eu erre, eu me achego diante de Jesus buscando o perdão dEle... E quando faço isso, mesmo que eu esteja envergonhado pelos meus atos, é ELE QUEM LEVANTA MINHA CABEÇA, apaga minhas transgressões e me restaura... E assim, posso ser eu mesmo sempre, tratado e perdoado... Vale uma dica, após receber o perdão, não preciso sair contando pecado pra ninguém. O importante é contar pra Deus antes de me relacionar com as pessoas. Assim, não preciso fingir uma falsa santidade, afinal sou declarado SANTO ATRAVÉS DO PERDÃO, e não dos meus atos... SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓ!  
O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Tiago 1:8 

Um comentário:

Este site é melhor visualizado no navegador Google Chrome

LEIA MAIS

LEIA MAIS