Moisés 2

Continuando a meditação que iniciamos ontem, voltemos ao capítulo 1 e 2 de Exôdo. Ontem vimos a Lição 1, hoje veremos a Lição 2. Esses capítulos falam sobre o nascimento de Moisés e o panorama político e social da época. Faziam mais de 300 anos que o povo de Israel havia chegado ao Egito. De 70 pessoas que vieram com os filhos de Jacó, agora o povo havia se multiplicado a ponto de assustar o Rei do Egito. O temor do Rei era de que Israel estava crescendo demais, e por crescer tanto estava ficando muito forte. Pensava o Rei que se alguma nação vizinha se aliasse ao povo de Israel, eles dominariam os Egípcios facilmente. Assim, tudo que o Rei precisava era enfraquecer Israel e barrar seu crescimento. Para obter exito nessa tarefa, Israel foi feito escravo no Egito, tendo que trabalhar forçadamente nas cidades de depósito de comida. O povo Judeu passou então a ter que trabalhar penosamente a troco de lugar pra dormir e pequenas porções diárias de comida. O problema era que, por mais que o Rei oprimisse o povo, mais o povo crescia. Diante disso o Rei do Egito deu uma ordem as parteiras daquele país que matassem todos os meninos que nascessem do povo Hebreu (povo de Israel). De forma surpreendente, as parteiras não tiveram coragem de cumprir a ordem do Rei, e assim, quando o Rei percebeu tal desobediência, mandou ele que os meninos que não fossem mortos pelas parteiras, fossem atirados no Rio Nilo, ou seja, os que não eram assassinados no parto eram assassinados a qualquer momento, desde que localizados. É nesse ambiente histórico que nasce Moisés, aquele que um dia se tornaria o grande libertador do povo de Israel do Egito. Sim, Moisés, o homem que abriu o mar vermelho, que conduziu o povo Hebreu 40 anos no deserto nasceu nesse momento histórico. Moisés já nasceu condenado a morte.

Lição 2
NADA E NEM NINGUÉM PODE IMPEDIR DEUS DE CUMPRIR OS SEUS PLANOS SOBRE A TERRA, ou ainda, QUANDO DEUS FAZ UM PLANO ELE VAI CUMPRIR, ou ainda, NADA E NEM NINGUÉM PODE IMPEDIR O CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS DE DEUS PARA O SEU POVO, ou mais ainda, específico pra você, NADA E NEM NINGUÉM PODE IMPEDIR QUE DEUS CUMPRA OS PLANOS DELE NA SUA VIDA.
Obs. Deus havia dado uma promessa a Abraão. Abraão era o avô de Jacó e bisavô de José. Jacó foi quem veio ao Egito com seus filhos, todavia a promessa de Deus para Abraão e seus descendentes era de que eles habitariam uma terra que manava leite e mel. Aquela Escravidão no Egito era provisória, temporária. Deus livraria seu povo, independente do tempo que isso levasse. Foi exatamente para que essa promessa se cumprisse que nasceu Moisés. O que Deus fez para que seus planos fossem cumpridos? Impediu as parteiras de matarem o menino. Fez com que de forma milagrosa o menino não chorasse e não chamasse a atenção das pessoas, podendo ser escondido por 3 meses... Fez com que a filha do Rei do Egito fosse tomar banho no Rio Nilo justamente no dia em que a família de Moisés foi jogá-lo no rio... Colocou amor no coração da filha do Rei pela criança e lhe deu coragem para que ela salvasse aquele menino. Fico imaginando a parteira com a ordem de matar o menino... Os vizinhos perguntando onde estava a criança... A família levando o menino para ser jogado no rio... A filha do Rei ouvindo o choro de um bebê e reconhecendo que era Hebreu... Deus cumpriu seus planos e salvou a criança. Impediu que a parteira tivesse coragem de matá-lo, impediu que o menino fosse assassinado no rio e ainda trouxe a filha do Rei para tomar banho justo naquele dia. Por tudo isso podemos aprender: Não importa a situação que você tem vivido hoje: NADA E NEM NINGUÉM PODE IMPEDIR QUE DEUS CUMPRA OS PLANOS DELE NA SUA VIDA.

Amanhã falarei sobre a Ida da filha do Rei ao rio. Lição 3. Quer entender mais, leia a sustância de ontem. Amanhã tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este site é melhor visualizado no navegador Google Chrome

LEIA MAIS

LEIA MAIS