Ouvindo um usuário de Crack... Chorei!

Ontem fiquei com uma imagem presa em minha mente o dia inteiro. Confesso que mesmo a noite, todas as vezes que eu parava pra pensar em algo, logo a imagem daquele adolescente me roubava novamente a atenção... Um rosto de tristeza, dor, espanto, medo, dúvida e ao mesmo tempo uma atitude cheia de coragem, como que alimentado por um combustível capaz de fazê-lo esquecer de todos os seus problemas... Foi ao me pedir 2 reais que o vi. Estava ele lá, bem na porta do meu lugar de trabalho cuidando de um carro de uma mulher que lhe prometera 5 reais. Ele nem disfarçava, ao contrário, afirmava em alto e bom som que o dinheiro que ele queria era para comprar mais uma pedra de Crack. Olhei bem no fundo dos olhos dele e perguntei se ele não tinha vontade de deixar aquela vida. Ele olhou em meus olhos, meio que sem muita convicção do que iria me dizer mas, disse: "se não fosse o Crack eu não seria nada, o Crack é meu melhor amigo, sem o Crack eu não tenho nada, sem o Crack eu não sou nada, é o Crack que me faz viver, que me faz ser alguém..." Fiquei em silêncio por alguns segundos, enormes segundos, afinal, eu precisava entender aquilo que ele estava me dizendo... Eu precisava olhar pra ele e de alguma maneira, eu tinha que dar uma oportunidade pra ele entender que ele estava errado... Sem que eu dissesse nada ele me olhou e me disse: "não vem me falar de Deus e de Jesus, Deus não existe..." Meu coração nesse instante se encheu de profunda compaixão por aquele menino... A única palavra que pude dizer pra ele, pois, depois disso ele saiu correndo com seus 5 reais pra comprar uma nova pedra pra fumar, foi que, eu e ele eramos seres humanos e que, como seres humanos podíamos errar, o que nesse instante com a cabeça ele concordou. Diante dele ter concordado com minha afirmação, aproveitei e disse-lhe as últimas palavras antes dele sair correndo: "já que podemos errar, você precisa reconhecer que você pode sim estar errado, e Deus pode existir e Jesus pode ter uma nova vida pra você... Nesse instante ele saiu correndo e desapareceu... Voltei pra casa no fim do dia e fiquei pensando naquele menino... Sobre a sua afirmação de que sem o Crack ela não era ninguém... Pela sua situação de pobreza, por suas características de total abandono, fiquei pensando sobre quem aquele menino realmente podia ser... Um menino abandonado eu sei que ele é, pois, é apenas uma criança e o vejo dormindo pelas ruas há vários meses... Ele nunca quer ajuda, só quer dinheiro... Não sei o que um dia ele já pode ter tido, se teve família estruturada, se tem irmãos, se seus pais um dia se importaram com ele... Não sei do seu passado, mas, do presente eu pude entender ontem, realmente, aquele menino era nada... Uma vítima do Crack que buscava de alguma forma algum refúgio, algum socorro naquela droga. O crack realmente o fazia acreditar que ele era alguém, afinal, o Crack o enchia de coragem, o Crack o matinha vivo enquanto dormia abandonado pelas ruas.

Quem aquele menino tem? Os pais? Duvido muito... O Estado? Quem me dera, não temos uma politica pública eficiente para cuidar sequer de nossos órfãos ou de nossas crianças já introduzidas na prostituição, quanto mais de nossas crianças de ruas afundadas no Crack... E a igreja de Jesus? É, pensei na igreja... Mas, como a igreja poderia ajudar se a maioria daqueles que se dizem discípulos de Jesus ao invés de amar, acolher e perdoar, estão mais dispostos a julgar e criar regras para a aceitação das pessoas? Será que algum dia alguma igreja deu um lugar para aquele menino dormir? Será que algum dia ele pode experimentar segurança em qualquer outro lugar que não tenha sido no entorpecimento provocado pela droga que o faz ter coragem de enfrentar o mundo sozinho morando nas ruas? Será que aquele menino vê alguma chance dele ser alguém fora das drogas? Será que algum dia, por menor que tenha sido alguém ofereceu a ele o cuidado que toda criança precisa? Fiquei sem resposta e fui dormir pensando que, se nós, os seguidores de Jesus fossemos mais parecidos com aquele a quem seguimos, certamente muitos desses meninos não estariam mais nas ruas... Hoje, eles já seriam meninos restaurados, cheios de esperança e vivendo uma nova vida, longe das drogas e perto de Jesus, o amigo capaz de mudar a história de cada um deles... Sonho com o dia em que esses meninos recebessem apenas o amor da igreja, e assim, pudessem encontrar suas portas abertas a eles, mesmo que cuidar de cada um deles desse muito, mas muito trabalho... Com certeza, por maior que fosse o trabalho, certamente valeria a pena, afinal, pra Jesus, suas vidas valem mais que o mundo inteiro.

Um comentário:

  1. Admiro muito a forma como escreve! Me senti nesse cenário e pode ter certeza que meu coração se encheu de compaixão também. Fiquei triste e chateada comigo, porque sei que estou fazendo muito pouco ainda diante de tudo que ainda precisa ser feito no mundo. Este menino, como muitos outros precisam da paz de Cristo. O único que pode os fazer viver novidade de vida.

    ResponderExcluir

Este site é melhor visualizado no navegador Google Chrome

LEIA MAIS

LEIA MAIS