Moisés 3

Continuando nossa meditação sobre o Capítulo 1 e 2 de Êxodo... Israel já estava a cerca de 320 anos no Egito. O povo de Deus crescia e começava a amedrontar o Rei do país, que, para manter seu controle e evitar que Israel se fortalecesse demais, determinou que todos os Hebreus deveriam servir ao Egito como escravos. Assim, os israelitas foram submetidos ao trabalho pesado, um trabalho desgastante de construir cidades e trabalhar na estocagem de alimentos para todo o país. As famílias de Israel perderam assim sua liberdade. Ganhavam algumas porções diárias de alimentos e passaram a conhecer o sofrimento e a opressão de um país que as subjugava. Também nesse tempo, mandou o Rei que as parteiras matassem todos os bebês do sexo masculino que nascessem. Como as parteiras não obedeciam essa ordem e enganavam ao Rei afirmando que as crianças nasciam antes delas chegarem na casa das grávidas, o Rei determinou então que até mesmo as crianças que escapassem das parteiras, deveriam ser assassinadas. Elas deveriam ser jogadas no Rio Nilo para morrerem afogadas ou comidas por animais. Diante desse panorama, Moisés nasceu. Nasceu filho de escravos, provavelmente teve uma mãe subnutrida, e nasceu sentenciado a morrer. Caso Moisés escapasse das mãos da parteira, deveria então ser morto ao ser jogado no Rio Nilo. Deus opera aqui diversos milagres, que para os menos atentos poderia ser visto apenas com coincidência. Todavia, não acredito em coincidências. Acredito em planos de Deus. Vamos ver hoje mais alguns detalhes:

Deus toca no coração da parteira e ela tem compaixão do menino e não o mata. Deus cria ainda condições da família de Moisés escondê-lo por 3 meses após seu nascimento. Nem posso imaginar quantas situações estão envolvidas nesse momento da história dessa família... Provavelmente foram muitas noites de choro e tristeza... Uma mãe e um pai que mantinham um filho escondido, esperando que o Rei retirasse aquela lei que determinava a morte dos meninos. Três meses se passaram e a situação foi se tornando insustentável. Não daria mais para esconder a criança. Ele estava crescendo e logo seria descoberto. Foi nesse momento que a mãe de Moisés entrega a criança para sua filha jogar o menino no Rio Nilo... Como última ação de fé e esperança, a mãe de Moisés constrói uma pequena cesta, e passa ao redor dela substâncias para impedir que a água entrasse em seu interior, e assim, cria uma forma para que a mesma flutuasse.  Moisés, que ainda nem tinha recebido nome por parte de seus pais, é então jogado no Rio conforme a lei do Rei do Egito.

Aqui entra a terceira lição, a lição de hoje extraída do texto:
Seria coincidência demais, mas, a única pessoa capaz de DESOBEDECER UMA ORDEM REAL estava na beira daquele Rio. A única pessoa capaz de salvar aquela criança estava ali, a filha do Rei saiu de casa naquele dia para tomar banho no rio.

Lição 3
DEUS MOVE O UNIVERSO INTEIRO POR CAUSA DE UM DE SEUS ESCOLHIDOS, ou ainda, POR CAUSA DE VOCÊ DEUS MOVE O SOBRENATURAL, ou também, DEUS REALIZA O IMPOSSÍVEL PARA CUMPRIR OS SEUS PLANOS...

Obs. Você achará um exagero, mas, sinceramente eu creio no que estou escrevendo. DEUS NAQUELE DIA DEU UMA ORDEM AO SOL... ESQUENTE, ENCHA A TERRA COM SEU CALOR, pois hoje a filha do Rei desejará tomar banho no rio para se refrescar... E foi isso que DEUS fez naquele dia... Trouxe calor a terra e despertou no coração daquela menina, a filha do Rei do Egito, o desejo de tomar banho de Rio... E pra completar, ainda fez com que ela amasse a criança que acabara de encontrar... Deus operou no universo (como sempre faz todos os dias) pra preservar a vida de Moisés, e assim ELE pode fazer por causa de você!
  

Um comentário:

  1. Muito legal. Iluminou minhas idéias. Visite meu blog tb por favor. www.sermoesdasescrituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Este site é melhor visualizado no navegador Google Chrome

LEIA MAIS

LEIA MAIS