O Grande Cartório do Céu




A Graça inaugurou o "Grande Cartório do Céu." O lugar onde as certidões nunca podem ser anuladas.
É possível perder a salvação? Depois de me converter, posso pecar pois tenho perdão pra sempre?

Um dos maiores questionamentos a cerca da fé em Cristo Jesus, sempre foi a “impossibilidade” da existência da graça. Sim, quantas vezes eu tentei explicar para as pessoas que o perdão de Deus apaga os erros e dá ao homem a possibilidade de estar limpo e ainda ser salvo. Isso soava inadmissível para elas pois, como é que Deus podia simplesmente perdoar alguém que cometeu atos maus? Como é que a pessoa poderia não ser cobrada por seus pecados?

Bem, a explicação não é tão fácil quanto parece, pois, toda ela se opera no mundo sobrenatural, no mundo que ultrapassa a barreira do visível e das coisas comuns ao homem. Todavia, a mesma é coerente e altamente compreensível.

Quando Jesus veio ao mundo e morreu na cruz, Ele assumiu a condenação que todo o homem pecador mereceria. Assim, a sentença de condenação pelos pecados saiu do trono de Deus e o homem foi realmente condenado. A pena imposta nessa condenação era a morte. Jesus então veio e:
"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." Isaías 53:4-5 
Diante então dessa sentença de condenação cuja pena era a morte, a Bíblia diz:
"E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." Colossenses 2:13-14
Assim, Deus não foi injusto abrindo mão de condenar o homem pecador, ao contrário, Ele exigiu a morte, e Cristo por amor, se colocou diante do Grande Tribunal de Deus e disse: Eu cumpro a pena deles e assim, eles estarão livres da sentença:
"Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos." Romanos 5:19
Aqui entra um outro ponto que as pessoas também possuem dificuldade de entender... Com esse ato, Jesus abre caminho para um grande evento sobrenatural. Jesus inaugura o GRANDE CARTÓRIO do Céu, que, dia após dia emite certidões de adoção para o homem. Sim, através do ato de Jesus, Deus passa a adotar todo aquele que crê em Seu filho Jesus e o reconhece como Senhor e Salvador (crê na morte, na ressurreição e no perdão dos pecados operados na cruz e).

Deus passa a adotar o homem como filho, ou seja, Deus concede ao homem a posição (direitos, privilégios, honras, herança ...) de filho de Deus, e isso,por causa do ato de Jesus. Isso não tem nada haver com o homem em si, pois, nada poderia ser feito para se obter tal generosidades:
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou[3] para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus." Efésios 1:3-7
Após isso, nada pode rasgar essa nossa nova certidão de nascimento, ou seja, TODO AQUELE QUE É ADOTADO, nunca será deserdado. A adoção é para sempre:
“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8:38-39
Jesus ainda diz o seguinte:
Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37 
Todos esses filhos adotivos serão salvos, e nada e ninguém poderá impedir isso, pois a salvação é a herança dos filhos de Deus, ou seja, toda a riqueza daquilo que Deus possui será um dia compartilhada com seus filhos:
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês, que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.” 1 Pedro 1:3-5
Bem, se nada pode impedir alguém que foi adotado de perder sua “adoção”, ou seja, ninguém poderá rasgar a nova certidão de nascimento, parece que a coisa então fica fácil demais, e assim, podemos sair fazendo coisas erradas e tudo continuará bem?

Essa também foi a preocupação do Apóstolo Paulo por algum tempo. Ele assim diz:
“Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?” Romanos 6:1-2
E ainda:
“E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!” Romanos 6:15
Paulo havia percebido que, muitos que ainda não tinham Jesus, podiam questionar essa aparente “falha” no plano de Deus, ou seja, se a adoção já aconteceu e ninguém pode destruir essa nova condição do homem, então o homem pode passar a viver pecando sem preocupação.

Aqui mais uma vez entra o plano sobrenatural de Deus. Quando o homem se arrepende de seus pecados e reconhece Jesus como Senhor da sua vida, Deus derrama dentro do homem o Espírito Santo:
“Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.”
E aqui entra o final daquilo que Paulo havia compreendido. Após a conversão o Espírito Santo passa a habitar no Cristão, e o Espírito Santo detesta o pecado. Assim, mesmo tendo o homem a carne que sempre lhe atrai para o pecado, agora, dirigido pelo Espírito Santo o homem começa a ser conduzido a uma “vontade inexplicável” de não pecar. Paulo diz:
“Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida. Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.” Romanos 6:17-18
Sim, Deus começa a operar um sentimento no homem, totalmente impossível de ser compreendido por quem não o experimenta:
“Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em sua mente” Hebreus 10-16
Assim, alguma coisa acontece no interior do homem após a conversão. Todo o pecado já está pago e perdoado, mas, mesmo diante disso, algo lá dentro do coração começa a detestar o pecado e a afastar o homem de praticá-lo.

O Espírito Santo vai colocando um novo sabor, um novo gosto, uma nova motivação, um novo querer. Agora, depois de receber o Espírito Santo, a carne começa a perder o controle da natureza do convertido para o Espírito que passa a dominar e implantar novas motivações:
“Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela Lei atuavam em nosso corpo, de forma que dávamos fruto para a morte. Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da Lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da Lei escrita.” Romanos 7:5-6
Mas, mesmo começando a ter o controle do Espírito Santo sobre o convertido, a natureza má ainda continua no homem, presente e atuante, todavia, agora através do Espírito Santo, algo lá dentro sempre diz que pecar não é bom:
“Sabemos que a Lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado. Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. E, se faço o que não desejo, admito que a Lei é boa. Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim. No íntimo do meu ser tenho prazer na Lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.” Romanos 7:14-23
Nestes textos, Paulo deixa bem claro que, depois de Jesus, ele ainda continua com a tendência natural de pecar, e que, até mesmo seus pecados futuros já possuem provisão de perdão suficiente na Cruz. Acontece que, mesmo sabendo que não haverá mais condenação para ele, Paulo sente que dentro dele existe uma força nova e maior que não deseja pecar. Essa força é operada pelo Espírito Santo e não tem como ser entendida, a menos que se deseje conhece-la.

Paulo termina sua explicação com uma pergunta angustiante, demonstrando aquilo que ele explicava, ou seja, o fato de saber que é perdoado e mesmo assim não ser forte o suficiente para não pecar mais. Ele olha pra sí movido por um “intimo desespero” em não querer pecar, mas, as vezes não conseguir fazer o bem que ele gostaria. Paulo se reconhece incapaz de não ser pecador e diz:
"Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?" Romanos 7:24
E aí, numas das declarações mais fantásticas da Bíblia ele diz:
“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Romanos 8:1-4 
Por tudo isso, podemos ver realmente que, nada da salvação de Deus provém do homem, pois a Graça é ato realmente exclusivo de Deus. O homem, mesmo depois de ser adotado como filho, ainda continua com propensões que o levam a pecar, todavia, ele foi adotado e ponto final. Deus não rasgará as certidões de filiação que Jesus conquistou na Cruz. Jesus comprou esse direito. Quanto a continuar pecando? Quem realmente recebe o Espírito Santo ainda erra mas, dia após dia sua vontade vai sendo transformada e o pecado vai se tornando algo ruim, sujo, desagradável.

Se ainda te resta a dúvida sobre aquele que ainda tem prazer em pecar e não sentem em sua mente o desejo de se afastar do pecado, sinceramente... Talvez ainda não estejam vivendo sobre o controle do Espírito Santo, ou mesmo não o tenham. 

Para meditar:
“Como são felizes aqueles que têm suas transgressões perdoadas, cujos pecados são apagados!” Romanos 4:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este site é melhor visualizado no navegador Google Chrome

LEIA MAIS

LEIA MAIS