O Deus do Antigo e do Novo Testamento



O DEUS do velho testamento é o mesmo DEUS do novo?

Durante muito tempo, ao ler a Bíblia, ficava pensando o porque Deus parecia tão diferente em sua forma de agir no velho testamento e no novo, ou seja, porque Deus aparentava tanto contraste em suas ações antes e após a vinda de Jesus? Parecia um Deus diferente, um Deus duro, bravo, que julgava e condenava os homens com muita facilidade no antigo testamento e, ao contrário disso, a Bíblia me apresentava um Deus tão piedoso, misericordioso e que, por algum motivo, parecia tão brando no novo testamento. Algumas vezes me parecia se tratar de um Deus diferente em cada parte da Bíblia, ou pelo menos um Deus que, por alguma razão havia mudado sua forma de pensar e agir...

Até que um dia "Então Deus abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras." (Lucas 24:45)...

Ao ler a Bíblia e ir conhecendo os detalhes da ação de Deus, seu amor, sua justiça, sua misericórdia, seus planos para o homem, para o mundo... Percebi que, a forma de ação de Deus sempre foi idêntica, tanto no novo, quanto no velho testamento. O que mudava era a condição do homem, e não a condição e o pensar de Deus. O que acontecia então?
No antigo testamento, Deus olhava para a terra e não via nada de bom, nenhum justo sequer, ou seja, Deus olhava o homem que Ele havia criado e sempre o via manchado pelo pecado. Sim, Deus olhava para a terra e via homens pecadores e que, de tempos em tempos ofereciam sacrifícios de um animal por seus pecados, e assim, tornavam-se limpos por alguns poucos momentos. O homem se "limpava" do pecado através do sacrifício que oferecia, mas, logo após isso ele pecava novamente e então, estava sujo e manchado outra vez, pois o sacrifício oferecido era sempre limitado. Diante disso, o homem só podia colher uma sentença da parte de Deus, qual seja, a "morte", pois, essa sempre foi a recompensa sobre o pecado. Então, Deus em sua justiça, amor e misericórdia, olhava para a terra e via a sua criação, o homem, totalmente perdida e distante, toda contaminada pelo pecado e assim, sempre que Deus olhava para a terra Ele via o homem pecando, oferecendo um sacrifício e pedindo perdão, mas logo após, pecando novamente, o que lhe deixava sempre "imundo" diante de Deus.

No novo testamento tudo mudou. Jesus veio ao mundo e após passar 33 anos de vida impecável, Ele morreu na cruz, se tornando o grande sacrifício pelo pecado do homem. A Bíblia diz que Jesus, o Cordeiro de Deus, assumiu todo o pecado da humanidade e atraiu para sí toda a condenação que o homem merecia por ser pecador (o salário do pecado sempre foi a morte). SIM, Jesus promoveu o sacrifício perfeito e completo, o sacrifício ilimitado. O sacrifício de Jesus Cristo na cruz abria a porta para a limpeza completa do homem de seus pecados, tanto dos pecados do passado, como do presente e do futuro. O Sacrifício na Cruz trouxe limpeza completa e interminável para o homem que se tornasse seu seguidor, ou seja, que entregasse a vida para Ele e o reconhecesse como Senhor e Salvador (Romanos 8:1). Assim, a partir de Jesus, sempre que Deus olhou para a terra ELE avistou gente "justificada", ou seja, gente perdoada e "limpa", sem mancha e sem pecado. Não é que o homem não peque mais, pois o homem ainda peca, mas, nos seguidores de Jesus o Espírito Santo sempre o conduz ao arrependimento e assim, o Sacrifício de Jesus traz o perdão de forma completa e definitiva, declarando o homem justo e santo através do sacrifício completo e eterno concretizado na Cruz.

Depois de Jesus, sempre que Deus olha pra terra Ele encontra um povo declarado santo, declarado justo, e assim, DEUS SEMPRE SE AGRADA ao olhar para a terra após o sacrifício de Cristo... A igreja de Jesus, o povo que recebe perdão por seus pecados mediante o arrependimento e a morte de Jesus na Cruz agrada a Deus por estar limpa e perdoada. Em Romanos a partir do Capítulo 4 ao capítulo 9, Deus responde a todos esses questionamentos, alí Ele declara a "absolvição" do homem mediante a condenação de Jesus.



13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Como está escrito: Não há nenhum justo, nem um sequer (Sl 14.1-3; Sl 53.1-3; Ec 7.20), não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer. “Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam”. “Veneno de serpentes está em seus lábios”.(Sl 5.9 - Sl 140.3)“Suas bocas estão cheias de maldição e amargura”. (Sl 10.7) Seus pés são ágeis para derramar sangue; (Is 59.7,8) ruína e desgraça marcamos seus caminhos, e não conhecem o caminho da paz. “Aos seus olhos é inútil temer a Deus”.(Sl 36.1) Sabemos que tudo o que a Lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus. Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado. Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; Ou como sacrifício que desviava a sua ira, removendo o pecado mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus."

      ROMANOS - CAPÍTULO 3 VERSÍCULOS 10 À 26

      Excluir
    2. "Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe”. Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem. O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer."

      SALMO 14:1-3

      Excluir
    3. "Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque."

      ECLESIASTES 7:20

      Excluir
    4. E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
      Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
      E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
      Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

      Gênesis 6:5-8

      Excluir
  2. Não é verdade, perca de tempo lendo estas asneiras.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Kafa, respeitamos seu posicionamento, e deixamos claro que o artigo acima é extraído da Bíblia. Os Cristãos que a seguem creem em seus escritos integralmente. Quer conhecer sobre o artigo escrito e contestado por você, leia Romanos do capítulo 4 ao 9. Abraços

    ResponderExcluir
  4. "Como está escrito: Não há nenhum justo, nem um sequer (Sl 14.1-3; Sl 53.1-3; Ec 7.20), não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer. “Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam”. “Veneno de serpentes está em seus lábios”.(Sl 5.9 - Sl 140.3)“Suas bocas estão cheias de maldição e amargura”. (Sl 10.7) Seus pés são ágeis para derramar sangue; (Is 59.7,8) ruína e desgraça marcamos seus caminhos, e não conhecem o caminho da paz. “Aos seus olhos é inútil temer a Deus”.(Sl 36.1) Sabemos que tudo o que a Lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus. Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado. Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; Ou como sacrifício que desviava a sua ira, removendo o pecado mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus."

    ROMANOS - CAPÍTULO 3 VERSÍCULOS 10 À 26

    ResponderExcluir
  5. "Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe”. Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem. O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer."

    SALMO 14:1-3

    ResponderExcluir
  6. "Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque."

    ECLESIASTES 7:20

    ResponderExcluir
  7. "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
    Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
    E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
    Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor."

    Gênesis 6:5-8

    ResponderExcluir
  8. Entre aqui, você vera muitas coisas interessantes:
    http://www.verdadesbiblicas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado pelo post, edificou minha vida. É Bíblico e é de Deus, tanto é assim que satanás ja se levantou contra essa verdade. Fica firme irmão, Deus esteja contigo.

    ResponderExcluir

Este site é melhor visualizado no navegador Google Chrome

LEIA MAIS

LEIA MAIS