Devolva minha igreja seu José





Eu quero minha igreja de volta!

Quem está falando? Algum irmão ou o Senhor Jesus? Bom, se for algum irmão é bem provável que a referência de igreja que eu queira seja aquela de 5, 10, 20, 30 ou até 50 anos atrás. Agora, se for o Senhor Jesus, com toda certeza, a igreja que Ele quer de volta é aquela que ele inspirou em At...os dos Apóstolos.

Muitas vezes somos levados a pensar que a igreja boa é aquela que nós achamos a ideal, com músicas do MEU jeito, com cultos do MEU jeito, com volume do MEU jeito, com orações do MEU jeito, com construção do MEU jeito, que gaste dinheiro do MEU jeito. Parece até que a igreja é feita para adorar e glorificar o irmão, afinal, só faz a sua vontade!

Mas, e o que Jesus estaria dizendo com esta frase: Eu quero minha igreja de volta!

Bom, Jesus certamente olharia primeiro para a santidade da igreja. Sim. A igreja que agrada a Jesus é uma igreja santa. E isto tem tudo a ver com reverência. Reverência é ficar quietinho, não é? Não fazer barulho é ser reverente, certo? Errado! Ser reverente não tem nada a ver com ficar quieto, em silêncio e sem barulho. É possível ser reverente quieto, mas também é possível ser reverente com bastante barulho e em espírito de festa. Vamos começar a olhar primeiro pelo céu. Veja como será o céu: APOCALIPSE 19:6 "E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina". Veja o barulho de muitas águas (cachoeiras) e o tanto de pessoas bradando em alta voz (trovões) dizendo Aleluia!

Irmãos, será que o céu estava irreverente? É claro que não. E veja que se você não gosta de dar Aleluia, vai ficar quieto no céu enquanto todos adorarão o cordeiro?

E os novos cânticos? Você cantará? Olhe só: APOCALIPSE 5:9 "E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação". Será que teremos irmãos no céu dizendo esta música, este hino eu não canto, pois não está no cantor cristão, no HCC, ou na harpa cristã ou nos corinhos da minha juventude.

Meu Deus, devolva-nos a sua igreja! Esta deve ser a nossa oração. Aquela que foi invadida por um som do céu (Atos 2:2), e depois por um vento impetuoso, que presenciou línguas estranhas e coisas como línguas de fogo voando por todos os lados e que de tão cheios do Espírito Santo os cristãos ficaram meio que atordoados a ponto de serem ridicularizados como se fossem bêbados (Atos 2:13). Irmãos, onde está a irreverência naquela igreja? Eles estavam quietinhos, sentados somente ouvindo o pastor falar? Não. Eles estavam adorando ao Senhor com todas as suas forças. Isto sim, e ai, Deus os encheu com sua glória e Jerusalém nunca mais foi a mesma!

A igreja de Jesus, com sua santa reverência também curava os enfermos (Atos 3:6) e não tinha medo de orar por enfermos não. Eles oravam até mesmo nas ruas (leia o texto todo de Atos 3). Esta igreja também enfrentava demônios e eles não resistiam o poder de Deus. ATOS 8:7 "Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados".

Fico pensando que se Deus ressuscitasse alguém dentro de nossas igrejas hoje, muitos irmãos ficariam escandalizados por causa do barulho da festa que faríamos ou pelo milagre "diferente" que aconteceu, e a igreja de Atos fez isto (Atos 9:40). Acho que num caso assim, muitos até sairiam da igreja e iriam procurar um lugar "menos avivado".

E se num de nossos cultos o mover do avivamente de Deus tomasse conta de todos e levasse as pessoas a chorarem e se arrependerem de seus pecados clamando perdão em alta vóz e em choro angustiante (como nos avivamentos históricos)?

Eu quero minha igreja de volta! Será que não é exatamente isto que o Senhor está dizendo nestes últimos dias? A verdade é que nestes dias Deus está preparando a igreja para as bodas do cordeiro, e a noiva deverá estar adornada a altura do noivo, por isso, ela será vestida com vestes de santidade e louvor, e apocalipse descreve isto dizendo APOCALIPSE 19:8 "E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos".

É exatamente isto que Deus está fazendo em sua igreja neste tempo, vestindo sua noiva para as bodas do cordeiro (leia apocalipse 19), e Ele quer que sua igreja volte a ser aquilo que era em Jerusalém na época de Pedro, João, Paulo, Estevão. Uma igreja que verdadeiramente saiba o que é reverência.

Reverência é ser santo e isso, para o homem, está no âmbito do arrependimento e em nenhum outro lugar. Quem quer ser reverente precisa ser santo, precisa ser separado para a adoração e para a glória de Deus. Deus está preocupado com a falta de santidade de seu povo, pois é ela quem nos faz reverentes.

Uma igreja cheia de mágoas no coração é uma igreja irreverente pois antes de trazer ofertas (Mateus 5:23-24), antes de participar da ceia (I Cor 11:27-30) é necessário limpar o coração e estar em comunhão com Deus e com todos os irmãos (isso inclui perdoar e pedir perdão). Uma igreja irreverente é uma igreja que está em pecado escandalizando as pessoas, criando divisões, falando daquilo que não conhece, criando polêmicas (Judas 1:1-21), vivendo em adultério (Tiago 4:4), sentando-se a roda dos escarnecedores, freqüentando lugares inadequados e sujos diante de Deus (Salmo 1:1), vivendo em bebedices, devassidões, idolatria, roubos, avarezas, maldizentes (dom de língua comprida), tudo isto é total irreverência diante de Deus e será condenada. Veja o que a palavra diz: I CORORINTIOS 6:9-10 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Temos que vencer nosso EU QUERO, EU PENSO, para que Deus seja glorificado em nosso meio através de nossa santificação e nunca devemos esquecer que o vento sopra para onde quer.

Assim é o Espírito de Deus Ele age como quer e só age através de pessoas santificadas e lutam diariamente contra a carne e o pecado. Não podemos nos desviar da sã doutrina, pois isto é de Deus, mas, não podemos também frear a ação do Espírito Santo impedindo que as pessoas chorem, adorem, dêem Aleluias e se derramem na presença de Deus, pois, a própria bíblia diz que no céu será assim. Precisamos ter mais coragem para dizer o que um pastor de Deus diria ao ouvir de alguém a frase "eu quero minha igreja de volta" e que copiei da página 123 do livro "Os caçadores de Deus" do pastor Tommy Tenney,: "Se vocês não estão dispostos a buscar a face de Deus, com seriedade, então procurem outro lugar. Se não se agradam em servir ao Senhor, ou estão incomodados com a manifestação de sua presença, é melhor procurarem outro lugar onde haja menos fome de Deus, para que possam ali permanecer. Por muito tempo fizemos tudo do nosso jeito... Se estão satisfeitos em colocar Deus numa caixa, limitando-o a seus programas e procedimentos, por favor, procurem outro lugar."

Precisamos mudar as coisas, não devemos nos desviar da sã doutrina, muito menos nos tornar irreverentes, mas, precisamos estar abertos para que mais e mais pessoas conheçam a Jesus e se entreguem a Ele, dando liberdade a elas para que o adorem somente sob a direção do próprio Espírito Santo e gozando da liberdade que Cristo dá.

Para frente, com Cristo, glorificando-o em busca do perdido, entregando a Ele a direção da igreja que Ele sonhou, e que nós, por tradições, religiosidades e até mesmo medo do desconhecido, tomamos e assumimos o "controle"!!! Quer SUA igreja de volta? Tome-a nas mãos Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este site é melhor visualizado no navegador Google Chrome

LEIA MAIS

LEIA MAIS