O valor das crianças com necessidades especiais

As deficiências físicas e mentais sempre fizeram parte deste mundo caído. A maioria das famílias tem sido afetada pelas deficiências de uma maneira ou de outra. Em muitos casos, tais famílias têm suas suscetibilidades em relação às necessidades do deficiente. Quando a mãe é deficiente, os filhos podem aprender desde cedo que cuidar de uma mulher assim é um privilégio. Como a mãe não pode correr para pegar e disciplinar suas crianças, elas têm de aprender a obedecer-lhe instantaneamente por causa do amor e respeito pela mãe. Quando uma criança com deficiência física ou mental nasce em um lar, a família tem a oportunidade de se voltar para o Senhor de maneira renovada, percebendo que apesar de Deus ter permitido que a deficiência acontecesse, Ele pode, de alguma maneira, trabalhar para o bem de todos os envolvidos (Rm 8, 28 diz: E Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto). Uma criança assim necessita de amor incondicional.

Por meio da deficiência de alguém, as pessoas podem aprender algumas lições:
1) Paciência – Esperar para ver a obra final de Deus (Is.40,31 diz: Mas os que esperam no Senhor, renovarão as suas forças e subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão)
2) Gratidão - Ser grato por qualquer avanço conseguido (Ef. 5,20 diz: Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em Nome do Senhor Jesus Cristo)
3) Fé - Aprender a depender totalmente de Deus e de sua palavra em todas as circunstâncias (2Co 12,9 diz: E disse-me : A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza De boa vontade , pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o Poder de Cristo)
4) Bondade para com os outros – Aceitá-los e tratá-los com amabilidade (Hb 12,2 diz: Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus).
Ministrar a pessoas com deficiências nos ensina lições que jamais poderiam se aprendidas de outra maneira, e podemos contar com a benção de Deus no processo (Mt 25,40 diz: E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes). Por intermédio das fraquezas encontradas nas deficiências, a força do Senhor se aperfeiçoa (Hb 11,34 diz: apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças , na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos).

Aqueles que bondosamente servem os deficientes são fortalecidos no amor de Deus . O Senhor nos disse para amarmos uns aos outros e carregarmos os fardos uns dos outros (Gl 6,2 Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo). Há muito valor no serviço prestado aos que sofrem de deficiências e muito a ser aprendido tanto por quem serve como por quem é servido. Esse valor é principalmente encontrado na aproximação de nosso Salvador, que nos deixou o seu próprio exemplo.

Colaboração da leitora Terezinha M Niehues e extraído da Bíblia da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este site é melhor visualizado no navegador Google Chrome

LEIA MAIS

LEIA MAIS