Dia dos Pais

Hoje é dia dos pais. Dia de valorizar e honrar o homem que, de alguma maneira, ou gerou ou criou você como filho. Hoje é dia de quebrar barreiras, destruir muros, jogar fora conceitos... Hoje é dia de esquecer passado... Ou, pelo menos deixá-lo de lado. Não que eu pense que é fácil apagar as marcas de um pai que abandonou você quando você mais precisava... Ou ainda um pai que te tocou como não devia... Ou ainda, um pai que foi mais agressivo do que deveria... Um pai que, muito provavelmente, ofereceu a você a forma de amor que ele mesmo recebeu, ou talvez não tenha sequer recebido... Sabe, muitas vezes os filhos são cópias dos pais. Pais que foram filhos de pais injustos e agressivos, e que um dia se tornam cópias idênticas aos próprios pais... Tenho percebido que, por pior que seja o ser humano, quase todas as pessoas quando experimentam o amor, se rendem a ele. Diante dessas constatações, tenho visto que muitos pais estúpidos, pais duros, altamente injustos e autoritários são assim porque aprenderam a oferecer aos filhos aquilo que receberam de seus próprios pais. Vejo ainda outros que, de tanto terem sofrido com seus pais, tornaram-se exatamente o oposto daquilo que receberam, e extrapolaram na bondade e na falta de limites, tudo por desejarem se afastar o máximo possível da imagem de seus pais. Como é difícil ser pai. É necessário ser comedido, temperado, ter meio termo, ser ponderado, viver o amor e não viver em extremos... Nem o extremo da liberdade, nem o extremo da repressão. Existe o tempero certo, o tempero que proporciona profundidade no relacionamento... Que liga pais e filhos através de algo ainda maior que a paternidade... Que une duas gerações a algo mais profundo que uma simples amizade... "Que bom ter um pai amigo..." Um pai bom, compreensivo, parceiro e altamente comprometido com o bem estar de seus filhos. Infelizmente sei que muitos filhos não experimentaram pais assim... Pra esses hoje, o dia dos pais, resta apenas o conselho do perdão incondicional, sim, o perdão que releva o erro por causa do amor e do compromisso com o ato sublime de perdoar... Se seu pai não foi o melhor pai do mundo, tenho apenas que dizer a você que eu sinto muito, e isso digo com todo meu coração. Sei o quanto dói ter um pai assim. Mas, eu creio em mudanças. Creio na transformação das pessoas. Sei que essa corrente destruidora pode parar quando Jesus transformar seu pai, ou ainda pode ser interrompida e quebrada em você, no seu relacionamento com seus filhos.

Nesse dia dos pais, tenho dois conselhos: - Com seu pai, ame-o e ore pra Jesus Cristo fazer nele as mudanças que ele precisa. Com seus filhos, ame-os, e não espere que eles orem pra você mudar. Reflita em você e em suas atitudes e posicionamentos como pai e mude já, agora. Torne-se um pai melhor, um pai amigo, afinal, na sua velhice a "amizade de seus filhos será algo que você somente colherá se plantá-la por toda sua vida." Ainda dá tempo... Comece já. 
“Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.” Efésios 6:4
Obs. Essa semana escreverei sobre a estratégia do Diabo em destruir a figura do "pai" pois a mesma está associada ao "Papai do Céu". Já vá pensando nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este site é melhor visualizado no navegador Google Chrome

LEIA MAIS

LEIA MAIS