Caramba! Paulo bateu doído em Romanos 2


No capítulo 2 do livro de Romanos, o apóstolo Paulo fala quase que exclusivamente com o povo Judeu. Trazendo pra nossa época, aos religiosos. A enfase da mensagem desse capítulo é combater a arrogância e o orgulho judaico por possuir uma grande porção de sabedoria divina. Os judeus olhavam as outras pessoas com total desprezo, considerando-se superiores por causa de sua relação com Deus. 

As vestimentas eram motivo de orgulho, as práticas de purificação, o conhecimento das leis reveladas a Moisés, a mensagem dos profetas, tudo fazia com que os judeus se enchessem de arrogância e prepotência. A circuncisão era então o golpe final! Traziam na carne a marca de serem escolhidos por Deus. 

Paulo põe tudo isso no lixo! Confronta pecados, bate de frente contra os erros pessoais de cada indivíduo, chama-os de ladrões, de cegos e ao invés de exaltá-los, os nocauteia com um grande golpe final quando diz que um gentio que tem a vontade de Deus no coração vale mais que um judeu circuncidado que não pratica tudo o que diz crer. 

E você? Você peca ou você não peca? Não estou falando de homicídio, assalto a mão armada... Estou falando de pecados mentais, adultério com o pensamento, por exemplo. Inveja? Maledicência? Mentiras? Não mente nunca? Nunca fez uma fofoquinha? Nunca falou mal de um irmão a ponto de colocar uma pessoa contra a outra? Nunca tomou partido em questões que não te dizem respeito só pra fomentar uma discórdia? Nunca deixou de fazer o bem, dar um prato de comida, socorrer uma pessoa que precisava de amparo? Deixar de fazer o bem quando você podia ter feito é pecado, então, dar uma palavra pra um irmão parar de inventar histórias, deixar de conversas facciosas, tudo isso você podia ter feito e não fez! Porque então essa sua justiça própria arrogante e altamente enganosa?

Você se acha melhor que os outros? Porque os seus pecados são de menor gravidade? Não há pecado mais limpo que o outro. Todos levam ao inferno! Todos evidenciam a maldade humana. Seus atos não purificam você, ao contrário, seus atos apenas te sujam, te destroem, te afastam do próprio conhecimento de Deus que você tem. Suas palavras de julgamento contra alguém que fez tatuagem, contra alguém que cometeu um pecado que "vazou" na língua das pessoas apenas geram pra você a mesma condenação a qual você os sujeita! 

Se Deus é justo e se sua justiça é imparcial, a ira dEle não pode ser enganada por palavras bonitas e vestimentas descentes. Você é igual aos outros! Você é tão pecador quanto os outros! Você necessita de um salvador tanto quanto os outros! Você também precisa de perdão para estar limpo! 

Parem com essa arrogância! Parem com esse orgulho tolo e descabido! Até mesmo o orgulho de ser de Deus, pra vocês deve ser revisto, reavaliado! O céu não é sua conquista, o céu é conquista de Jesus e a mesma quantidade de sangue utilizada para limpar aquele a quem você julga, também foi derramada para limpar você! E assim, Paulo termina o capítulo 2 de Romanos! Quem tem ouvidos para ouvir, ouça e mude bem rápido. Que pancada Paulo! Que pancada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este site é melhor visualizado no navegador Google Chrome

LEIA MAIS

LEIA MAIS